Nesse contexto, um vídeo divulgado no Twitter pela Inchcape, um provedor de serviços marítimos, mostrou que o navio girou levemente e abriu um pequeno espaço no canal. Um outro serviço do tipo alterou o status do navio de “encalhado” para “em andamento”.
A estimativa é de que 369 navios estejam aguardando o desencalhe do Ever Given, entre eles, diversos porta-containers, petroleiros e navios de transporte de gás. Quanto maior a demora, maior pode ser o prejuízo, que pode incluir desabastecimento e aumento de preços, principalmente quando se leva em consideração que 12% do comércio mundial passa por Suez.
A embarcação tem bandeira do Panamá, encalhou diagonalmente no trecho de pista única do canal sul em 23 de março, após perder a capacidade de direção em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA). Os esforços para desalojar o navio até agora não foram bem-sucedidos e a empresa de salvamento que trabalhava para libertar o navio disse que pode demorar várias semanas para reabrir o canal. Cerca de 55 milhões de toneladas de grãos são enviadas pelo Canal de Suez a cada ano, de acordo com a SCA.
Além disso, o canal bloqueado pode atrasar quase 7% dos principais embarques de grãos dos EUA por via marítima, de acordo com o USDA e dados de navios analisados pela Bloomberg.
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